Não se deve obrigar uma criança a nada.
Leia esse trecho retirado do livro da excelente Axline, "Dibs: em busca de si mesmo" e veja o que a imposição de obrigações fora da consciência de uma criança pode causar.
"(...)Quando uma criança é forçada a provar a si mesma que tem capacidade, os resultados são frequentemente DESASTROSOS. Uma criança necessita de amor, aceitação e compreensão. Uma devastação na sua interioridade se processa quando é confrontada pela rejeição, sem dúvida e infindáveis testes e comprovações."
Na grande maioria das vezes os traumas infantis são causados por pais despreparados. Principalmente de uma criança autista/asperger. Ocorre que, na gestação é certa a esperança de uma criança "perfeita". Aquela que venha o nos dar alegria. Quando diagnosticada uma criança com algum tipo de deficiência, síndrome etc, essa esperança se transforma em frustração. Aí vem todo aquele período de aceitação que não é fácil para pais. Eles pensam no futuro daquela criança e que no que ela pode vir a enfrentar caso eles faltem.
Isso é mais comum que se pensa.
É necessário que se tenha coragem e busque tudo que for necessário para seu filho. Lembre-se: ele é uma criança e necessita de "amor, aceitação e compreensão".
Afinal, o que não se vence com amor, hein?