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A Ratinha Vaidosa- Livro desenvolvido para autistas.

30/08/2011 12:55

Contando uma historinha simples e divertida, este livro traz figuras relacionadas com palavras enquanto narra os acontecimentos. Estimula a criança a associar as imagens com o texto.

Vale conferir. ^^

 

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Dez coisas que um autista quer falar...

28/08/2011 21:55

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Autismo- Documentário

28/08/2011 21:47

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Links importantes e bibliografias.

26/08/2011 16:50

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Características da Síndrome de Asperger- Pt 2

26/08/2011 16:46
  1. Dificuldade em compreender as mensagens transmitidas por meio da linguagem corporal- pessoas com SA geralmente não olham nos olhos, e quando olham, não conseguem "ler".
  2. Interpretar as palavras sempre em sentido denotativo - indivíduos com SA têm dificuldade em identificar o uso de coloquialismos, ironia, gírias, sarcasmo e metáforas.
  3. Ser considerado grosso, rude e ofensivo - propensos a comportamento egocêntrico, Aspergers não captam indiretas e sinais de alertas de que seu comportamento é inadequado à situação social.
  4. Aperceber-se de erros sociais - à medida que os Aspergers amadurecem e se tornam cientes de sua "cegueira emocional", começam a temer cometer novos erros no comportamento social, e a autocrítica em relação a isso pode crescer a ponto de se tornar fobia.
  5. Desinteresse - desinteresse em ter de fazer coisas novas, ou passar por outras experiências
  6. Exaustão - quando um indivíduo com Síndrome de Asperger começa a entender o processo de abstração, precisa treinar um esforço deliberado e repetitivo para processar informações de outra maneira. Isto muito freqüentemente leva a exaustão mental.
  7. Crítica - frequentemente crítica tudo o que vê pela frente, também pode-se fazer uma autocrítica psíquica, sem dizer o que crítica.
  8. Dificuldades em relacionamentos - sente dificuldade em fazer amigos, conseguir parceiros para uma relação, podendo passar anos sem se relacionar com ninguém ou até mesmo nunca, demostrando desintesse sëxual e afetivo por outrem.
  9. Exatas - facilidade extrema em mexer com números e lógica.
  10. Comportamento Variável - muitas vezes o portador da síndrome de Asperger pode se portar como uma pessoa adulta ou como uma criança variando aleatoriamente.
  11. Paranoia - por causa da "cegueira emocional", pessoas com SA têm problemas para distinguir a diferença entre atitudes deliberadas ou casuais dos outros, o que por sua vez pode ser erroneamente interpretado pelos de fora como paranóia.
  12. Lidar com conflitos - ser incapaz de entender outros pontos de vista pode levar a inflexibilidade e a uma incapacidade de negociar soluções de conflitos. Uma vez que o conflito se resolva, o remorso pode não ser evidente.
  13. Consciência de magoar os outros - uma falta de empatia em geral leva a comportamentos ofensivos ou insensíveis não-intencionais.
  14. Consolar os outros - como carecem de intuição sobre os sentimentos alheios, pessoas com Síndrome de Asperger têm pouca compreensão sobre como consolar alguém ou fazê-los se sentirem melhor.
  15. Reconhecer sinais de enfado - a incapacidade de entender os interesses alheios pode levar Aspergers a serem incompreensíveis ou desatentos. Na mão inversa, pessoas com Síndrome de Asperger geralmente não percebem quando o interlocutor está entediado ou desinteressado.
  16. Introspecção e autoconsciência - indivíduos com Síndrome de Asperger têm dificuldade de entender seus próprios sentimentos ou o seu impacto nos sentimentos alheios.
  17. Vestimenta e higiene pessoal - pessoas com Síndrome de Asperger tendem a ser menos afetadas pela pressão dos semelhantes do que outras. Como resultado, geralmente fazem tudo da maneira que acham mais confortável, sem se importar com a opinião alheia. Isto é válido principalmente em relação à forma de se vestir e aos cuidados com a própria aparência.
  18. Amor e rancor recíproco - como Aspergers reagem mais pragmaticamente do que emocionalmente, suas expressões de afeto e rancor são em geral curtas e fracas.
  19. Compreensão de embaraço e passo em falso - apesar do fato de pessoas com Síndrome de Asperger terem compreensão intelectual de constrangimento e gafes, são incapazes de aplicar estes conceitos no nível emocional.
  20. Castigo - se um portador de Síndrome de Asperger for castigado por algo que fez de errado o portador leva o castigo como se fosse uma brincadeira.
  21. Lidar com críticas - pessoas com Síndrome de Asperger sentem-se forçosamente compelidas a corrigir erros, mesmo quando são cometidos por pessoas em posição de autoridade, como um professor ou um chefe. Por isto, podem parecer imprudentemente ofensivos.
  22. Velocidade e qualidade do processamento das relações sociais - como respondem às interações sociais com a razão e não intuição, portadores de Síndrome de Asperger tendem a processar informações de relacionamentos muito mais lentamente do que o normal, levando a pausas ou demoras desproporcionais e incômodas.

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Características da Síndrome de Asperger- SA

26/08/2011 16:38

 

A SA é caracterizada por:

  • Interesses específicos e restritos ou preocupações com um tema em detrimento de outras atividades;
  • Rituais ou comportamentos repetitivos;
  • Peculiaridades na fala e na linguagem;
  • Padrões de pensamento lógico/técnico extensivo;
  • Comportamento social e emocionalmente impróprio e problemas de interação interpessoal;
  • Problemas com comunicação;
  • Habilidade de desenhar para compensar a dificuldade de se expressar verbalmente;
  • Transtornos motores, movimentos desajeitados e descoordenados.
  • Segundo alguns estudos, apresentam imaginação e criatividade fantasiosa mais reduzida do que uma criatividade com bases em fatos
  • Frequentemente, por um Q.I. verbal significativamente mais elevado que o não-verbal.

As características mais comuns e importantes da SA podem ser divididas em várias categorias amplas: as dificuldades sociais, os interesses específicos e intensos, e peculiaridades na fala e na linguagem. Outras características são comumente associadas com essa Síndrome, mas nem sempre tomadas como necessárias ao diagnóstico. Esta seção reflete principalmente as visões de Attwood, Gillberg e Wing sobre as características mais importantes da SA; os critérios DSM-IV representam uma visão ligeiramente distinta. Diferentemente da maioria dos tipos de TDI, a SA é geralmente camuflada, e muitas pessoas com o transtorno convivem perfeitamente com os que não têm. Os efeitos da SA dependem de como o indivíduo afetado responde à própria síndrome

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Síndrome de Asperger~~> Famosos Pt 2.

26/08/2011 16:35

A chamada síndrome de Asperger, transtorno de Asperger ou desordem de Asperger é uma síndrome do espectro autista, diferenciando-se do autismo clássico por não comportar nenhum atraso ou retardo global no desenvolvimento cognitivo ou da linguagem do indivíduo. A validade do diagnóstico de SA como condição distinta do autismo é incerta, tendo sido proposta a sua eliminação do "Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais" (DSM), sendo fundida com o autismo.

A SA é mais comum no sexo masculino. Quando adultos, muitos podem viver de forma comum, como qualquer outra pessoa que não possui a síndrome. Há indivíduos com Asperger que se tornaram professores universitários (como Vernon Smith, "Prémio Nobel" de Economia de 2002).

Um dos primeiros usos do termo "síndrome de Asperger" foi por Lorna Wing em 1981 num jornal médico, que pretendia desta forma homenagear Hans Asperger, um psiquiatra e pediatra austríaco cujo trabalho não foi reconhecido internacionalmente até a década de 1990. A síndrome foi reconhecida pela primeira vez no DSM, na sua quarta edição, em 1994 (DSM-IV).

Alguns sintomas desta síndrome são: dificuldade de interação social, falta de empatia, interpretação muito literal da linguagem, dificuldade com mudanças, perseveração em comportamentos estereotipados. No entanto, isso pode ser conciliado com desenvolvimento cognitivo normal ou alto.

Alguns estudiosos afirmam que grandes personalidades da História possuíam fortes traços da síndrome de Asperger, como os físicos Isaac Newton e Albert Einstein[7], o compositor Mozart, os filósofos Sócrates e Wittgenstein, o naturalista Charles Darwin, o pintor renascentista Michelangelo, os cineastas Stanley Kubrick e Andy Warhol e o enxadrista/xadrezista Bobby Fischer.

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Autistas Famosos.

26/08/2011 12:54
Dra. Temple Grandin

Nasceu em 29 de Agosto de 1947 e foi diagnosticada como autista aos dois anos. É PHD em Ciência Animal e professora da Universidade do Colorado. Grandin participa em várias palestras sobre autismo além de ter escrito alguns livros sobre a sua experiência como autista. Inventou a "Squeeze-Machine" ("Máquina do aperto") para ajudá-la nas suas dificuldades sensoriais. No seu livro "Thinking in Picture" Grandin relata que a sua primeira língua foi visual e como esta experiência a ajudou profissionalmente.
A Dra. Grandin diz que conseguiu sucesso graças às oportunidades que a escola e a família lhe ofereceu. A sua mãe publicou um livro "A thorn in my pocket" sobre a sua experiência de criar uma criança autista num tempo em que as mães eram consideradas culpadas pelo autismo dos filhos. Estas crianças eram encaminhadas para uma instituição por não existir cura.


Jerry Newport

Nasceu em 5 de Agosto de 1948 e foi diagnosticado com síndrome de Asperger em 1995.
Jerry Newport é conhecido pela sua capacidade de executar cálculos extremamente dificeis apenas pela sua cabeça. É licenciado em Matemática pela Universidade de Michigan, onde foi também um membro da Delta Chi Fraternidade.
Trabalha como free-lance accounting, participa em palestras sobre Autismo/Asperger pelos Estados Unidos e também escreve para revista Autism Asperger´s Digest Magazine.
É casado com Mary Newport que também tem Síndrome de Asperger. Escreveram juntos o livro "Autism-Asperger´s and sexuality puberty and beyond". A vida dele é retratada no filme "Mozart and the Whale".
 

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Dibs: Em busca de si mesmo.

26/08/2011 12:41

Resumo (Adaptado)

"Dibs, um garoto de cinco anos de idade, era uma criança que nada falava, tinha acessos de raiva com seus pais, professores e colegas e com todos que falavam com ele ou lhe perguntavam alguma coisa, engatinhava ao redor da sala de aula, seus colegas fazendo as atividades e ele muitas vezes ficava escondido em baixo da mesa, parecia que tinha medo de tudo que o rodeava, era um menino que demonstrava estar desligado do mundo, pois ficava concentrado em si mesmo.

Seu pai era um cientista muito famoso e sua mãe era uma cirurgiã. Dibs era um menino rejeitado por ter “acabado” com a carreira de sua mãe, a partir do nascimento dele, seu pai “mergulhou” no trabalho e já não dava tanta atenção em casa.

Na escola, muitas vezes ele apresentava indícios de retardamento mental e outras vezes se mostrava muito esperto, com uma inteligência especial. Os professores começaram a se preocupar com Dibs, pois por muitas vezes agrediu seus colegas, e os pais dele já estavam pedindo providências. Com isso a Escola onde Dibs estudava decidiu chamar uma Psicóloga para tentar resolver este problema.

Seus pais aceitaram, e a Psicóloga também. A Psicóloga, chamada por Dibs de D. A., se surpreendeu com a história do pequeno e misterioso menino. A Psicóloga decidiu que iria fazer terapia com brinquedos, Ludoterapia, e que com esses brinquedos Dibs pudesse sentir suas próprias emoções, de tal maneira que qualquer ódio ou medo que ainda guardasse fossem expressos e encarados, com o objetivo de diminuí-las. Essa terapia foi feita no Centro de Orientação Infantil, onde D. A. trabalhava.

No começo, o menino ficava quieto, mas conforme o tempo ia passando e as sessões dando continuidade ele se superava em alguns aspectos. No começo, demonstrava o quanto odiava que as portas ficassem fechadas, e dizia que não gostava de seus pais, e de sua irmã Doroty. Dibs, começou a demonstrar a força de sua linguagem, a forma com que falava, para sua idade, era surpreendente.

A cada sessão Dibs mostrava um melhoramento, começou a entender seu medo e descobrir verdades. Ele sentia raiva, angústias e começou a substituir estas pela alegria e confiança em si. Um dos primeiros passos de Dibs foi tirar seu casaco e seu sapato sozinho, ele descobriu que poderia fazer isso, confiava que poderia.

Em casa Dibs passou a conversar com seus pais, estava aceitando-se naquela família, e seus pais estavam o aceitando também. Já comia na mesa junto com seus pais, e ficava menos tempo trancado em seu quarto.

Na escola, começou a fazer as atividades em grupo, começou a se interessar por fazer amizades, viver em grupo. Dialogava e participava das atividades com vontade de aprender e demonstrar seus conhecimentos antes ocultos. Aos poucos ia demonstrando seu rico potencial e isso era a prova de que não possuía nenhum retardo mental e era um garoto especial, com uma inteligência especial.

Dibs, havia se encontrado e podia se orgulhar de sua identidade, aprendeu a entender os seus sentimentos e demonstrá-los aos outros, não teve mais crises de raiva e poderia ser considerado como uma criança capaz e feliz, graças a sessões de Ludoterapia realizadas por D. A.."

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Quem sou eu ?

26/08/2011 12:28

Priscila *u*

Sou de Belo Horizonte, mineirinha, uai! Tenho dezessete anos, curso o último ano do ensino médio e trabalho na Arquidiocese de BH.

Moro com minha mãe por enquanto, juntamente com meu irmão mais novo.

Comecei a trabalhar com crianças ainda cedo. Com onze para doze anos eu me tornei catequista na comunidade onde moro. Fiquei catequizando até 2010. Em 2011 eu arranjei emprego fixo e ficou mais complicado de me doar totalmente, mas sempre que posso, estou lá!

Já fui palhaço, anjo, boneca, velhinha! Rs! Já fiz teatro de fantoche. Era muito bom!!

Mas, e o autismo??

o.o

Conheci o autismo através de uma "imensa curiosidade numa pessoa". Comecei a pesquisar na internet. Tudo que eu achava lia, imprimia e guardava. Comecei a procurar filmes, livros e tudo que fosse relacionado.

(Fiz até cadastro para pegar o único livro relacionado com autismo que encontrei na Biblioteca Estadual"heein")

Mas, enfim, estou aguardando uma resposta da AMA e da APAE que já me contactaram antes.

SEREI VOLUNTÁRIA! *-----------------------------------*

Ah, e tem a Novo Céu também. Que é uma institução para crianças portadoras de Paralisia Cerebral.

Tô lá já!!

Té mais, beautiful people!

Bjoocas! 

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